Federação marca arbitral para o dia 25

O Presidente da Federação de Futebol do DF Erivaldo Alves informou ao BLOGAMA a data de realização do arbitral que definirá tabela, fórmula de disputa, calendário e disposições financeiras do Campeonato Candango de 2018. Deverão se reunir à mesa os representantes dos doze clubes que disputarão o estadual: Brasiliense, Ceilândia, Sobradinho, Paracatu-MG, Formosa-GO, Luziânia-GO, Gama, Paranoá, Santa Maria, Real F.C. além dos “caçulas” Samambaia e Bolamense.

Como 2018 será ano de Copa do Mundo, há possibilidade de que a data de início do próximo Candangão seja antecipada. Outro item que estará na pauta é a mudança da fórmula de disputa do Campeonato: hoje os doze times se enfrentam em turno único e os oito primeiros se classificam para a segunda fase. Apenas os dois últimos clubes são rebaixados para a segunda divisão.

Com uma possível redução do número de datas, é possível que o próximo Candangão se aproxime do formato utilizado na segunda divisão (clubes divididos em dois grupos que não se enfrentam no mesmo grupo). Isso implicaria em menor número de jogos e consequentemente menos despesas e a possibilidade de diminuir conflitos de datas de campeonatos nacionais (Copa do Brasil e Copa Verde).

Outro item da pauta será com relação ao “enxugamento” da primeira divisão. Alguns dirigentes defendem que 12 times disputando o Candangão é um número muito alto e que limita o calendário. Desta forma será colocado na mesa o rebaixamento de quatro times para a segunda divisão. Com isso o torneio de 2019 teria 10 clubes.  

Mas o principal questionamento deverá ser com relação aos custos do campeonato. Passando por sérias dificuldades financeiras, a Federação ainda se movimenta para levantar recursos para bancar despesas de arbitragem e quadro móvel. Caso não tenha êxito, certamente estas despesas serão repassadas aos clubes. E como a situação financeira dos clubes (com algumas exceções) também não é das melhores, vai ser preciso muita conversa para se chegar num consenso.

O arbitral será realizado dia 25 de Agosto na Sede da Federação de Futebol do DF localizado no edifício OAB (Setor de Autarquias Sul).

 

Comentários

comentarios