Quem pega quem?

As rodadas deste sábado colocarão um ponto final na primeira fase do Candangão 2017. Foram dez rodadas onde dez clubes permanecem na briga pelo título (Gama, Ceilândia, Brasiliense, Sobradinho, Santa Maria, Paracatu, Real, Luziânia, Paranoá e Formosa) enquanto duas já deram adeus à primeira divisão (Brasília e Atlético Taguatinga).

Das dez equipes “vivas” no campeonato, seis já carimbaram a classificação (Gama, Ceilândia, Brasiliense, Sobradinho, Santa Maria e Paracatu) e quatro dependem de resultados na última rodada para não terminar o ano mais cedo (Real, Luziânia, Paranoá e Formosa). Normalmente os mandantes levam vantagem nestas horas, porém há algumas peculiaridades que fizeram a diferença neste ano. O Gama que é o melhor mandante do campeonato (5 vitórias jogando no Bezerrão) por exemplo perdeu o direito de definir sua vida em casa graças à punição imposta pelo TJD e vai jogar no Mané Garrincha onde sofreu sua única derrota até hoje.

Ceilândia e Brasiliense também sofreram suas únicas derrotas jogando em casa (Abadião). Já o Sobradinho é o time que mais empatou no campeonato (6 vezes) e o Santa Maria possui melhores resultados quando joga como visitante (4 vitórias fora do Bezerrão).

Outro fator que motiva os clubes a buscarem a melhor colocação na primeira fase é a vantagem de poder decidir em casa o jogo de volta: nas últimas edições do Candangão no atual formato apenas um time conseguiu reverter a vantagem nos confrontos de mata-mata (o 5º colocado Luziânia em 2015 eliminou o 4º Ceilândia nas quartas de final). No restante é “tradição” o time melhor colocado eliminar o pior.

Dos clubes que dependem de vitórias para se classificarem os que têm a situação mais difícil são Real (enfrenta o Gama), Paranoá (joga contra o Ceilândia fora de casa) e Formosa (pega Paracatu em pleno Frei Norberto). O Luziânia então não sequer pode pensar em empate pois recebe o Brasiliense em casa tendo no retrovisor Paranoá e Formosa.

Confira abaixo os confrontos desta última rodada do Campeonato Candango. Todos os jogos marcados para o sábado às 15:30:

  • Gama x Real (Mané Garrincha);
  • Santa Maria x Sobradinho (Bezerrão);
  • Luziânia x Brasiliense (Serra do Lago);
  • Paracatu x Formosa (Frei Norberto);
  • Ceilândia x Paranoá (Abadião).

 

Comentários

comentarios